Seguidores

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CRAS Noroeste inicia cursos de formação

Os cursos de “Unhas decoradas” e “Depilação e Sobrancelha” oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Noroeste (Nova Fortaleza II e Candelária/Jardim das Oliveiras) já começaram. Também estão sendo atendidos, com essas ações, os bairros Afonso Pena, Xavante e ainda a entidade Samaritana. O objetivo é promover a transformação social de famílias em estado de vulnerabilidade social, respeitando as capacidades locais e a recuperação da autoestima.

Ao todo, 75 pessoas atendidas pelo bolsa família participam das seis turmas dos cursos oferecidos. Ao longo das quatro semanas de curso, elas têm a oportunidade de desenvolver habilidades e descobrir uma nova forma de geração de renda.

De acordo com a coordenadora do CRAS Noroeste, Margareth Araújo Andrade Campos, as ações de transformação propiciadas são fruto da capacidade de mobilização de ações coletivas, pela representação de interesses da população e pela inovação de processos e metodologias de trabalho. “Neste sentido, em seu processo de implantação no CAIC - Serra Verde, o CRAS Noroeste passa a ser reconhecido como um espaço de resgate de solidariedade e de cidadania, levando as políticas públicas às camadas mais vulneráveis”, declarou.

Margareth lembra ainda que a unidade também já conta com o programa Socioeducativo Projovem, com a participação de jovens do território noroeste. “O protagonismo juvenil significa a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito somente à vida privada, familiar e afetiva, mas principalmente, a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla”, enfatizou.

Atualmente, 25 jovens participam de oficinas diversas, como aulas de violão, esporte, artesanatos diversos e pinturas.




O CRAS



A Prefeitura de Divinópolis, através da scretaria municipal de Desenvolvimento Social, com a ação do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Noroeste, abrange 37 bairros e zona rural.

Coordenado pela socióloga Margareth Andrade Araújo Campos e sua equipe, o CRAS Noroeste atende famílias em situação de vulnerabilidade social, em geral, famílias de baixa renda com vínculos fragilizados.

O objetivo da implantação do mesmo é a prevenção na comunidade, dentro do sistema de garantia de direitos, oferecendo cursos que propiciem a geração de renda, como o de bordados diversos, bainha, crochê, tricô, unhas decoradas, depilação e sobrancelha, e também curso de culinária.




Fonte: www.sucessofm.com/noticias.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário