Para um melhor atendimento e humanização do serviço da Comunicação Especial(COMESP)da Câmara Municipal de Divinópolis, a intérprete de sinais e coordenadora do setor Andréia Martins Amado, está atendendo desde a última sexta-feira (25/02) na sala de Direitos Humanos e Defesa Social.
A Comunicação Especial, presta um serviço aos Deficientes de Divinópolis e região visando sua plena participação no Legislativo e na sociedade, em igualdade de tratamento, auxiliando-os no desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e na defesa e conquistas de seus direitos.
Um dos trabalhos da Comunicação Especial, é de receber, examinar e efetuar junto aos órgãos competentes, denúncias acerca de fatos e ocorrências envolvendo práticas discriminatórias contra pessoas deficientes. A COMESP promove e apóia atividades que contribuem para a efetiva integração cultural, econômica, social e política das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, como palestras, campanhas educativas como o "Ouça Melhor" que orienta sobre a perda auditiva, doação de aparelhos usados e serviços de conscientização para uma verdadeira inclusão da pessoa com deficiência.
Outro trabalho também realizado pelo setor, é o de colaboração na defesa dos direitos das pessoas deficientes por todos os meios legais necessários, encaminhando os deficientes para o mercado de trabalho, tendo como parceiro o Ministério do Trabalho e sendo membro efetivo da CETERD (Comissão do Emprego Trabalho e Renda da pessoa com deficiência). A comunicação Especial tem uma participação no CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) ao qual o Legislativo, faz parte da mesa diretora ocupada pela servidora da Câmara. O órgão ainda elabora e divulga sempre, por diversos meios de comunicação, textos de conscientização, objetivando a eliminação de práticas discriminatórias nas relações entre a sociedade e os deficientes.
Somente no ano de 2010, a Comunicação Especial prestou atendimento a 2008 (duas mil e oito) pessoas, encaminhando propostas junto à Câmara e à Prefeitura Municipal, bem como assessorando e acompanhando a implementação de políticas de interesse da pessoa com deficiência.
O telefone da Comunicação Especial é o 37-2102-8281 e também através do Câmara Escuta: 0800 283 78 90
Nenhum comentário:
Postar um comentário